x

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Poupar no natal

O Natal não tarda está aí, e esta é uma altura que se gasta muito dinheiro, quer nos presentes, quer na alimentação.

Vou contar-vos um pouco daquilo que costumo fazer e algumas dicas que podem reduzir muito no valor as despesas com esta data, que apesar de ser demasiado consumista, gosto de comemorá-la com tudo a que tenho direito, dentro das possibilidades, claro!!
Sei, que este, será um natal muito triste para algumas pessoas, mas há pequenos detalhes que podem fazer a diferença!

Ora bem, por norma tenho tendência a oferecer presentes somente às crianças, mas tendo em conta que a minha família é muito pequenina (marido, mãe, pai, tia, e avó) faço questão de oferecer um presente a cada um, algo simbólico, mas que sabe sempre bem, e entre gastar dinheiro em coisas menos importantes, prefiro usá-lo e oferecer algo simpático a quem nunca me falha e está lá sempre em todos os momentos bons e maus da minha vida! Por isso, acabo por oferecer presentes a todos! Mas fora isso, só mesmo a crianças, filhos de amigos muito chegados!!!

Acerca da ceia de Natal, há quem faça de muitas maneiras, há quem compre tudo e depois divide o dinheiro por todos, a quem queira assumir toda a responsabilidade, mas na minha família fazemos de forma diferente, e na minha perspectiva  é a forma mais familiar e tradicional.
Combinamos entre todos e cada um leva aquilo que pode, um leva o bacalhau, outro os doces, outros as bebidas, etc. Assim parece-me que custa menos e ajudamo-nos uns aos outros, ninguém fica a olhar para quem trouxe o quê, é uma espécie de pick-nick à mesa e connosco funciona muito bem!
Bom mas isto, é apenas o que nós costumamos fazer, e que fica ao critério de cada família, fazer como entende!!!

Agora vamos a dicas:


Dicas gerais:



  • Estabeleça um orçamento limite e não o ultrapasse, assim terá de se conter em compras por impulso.
  • Faça uma lista de presentes que sabe que a outra pessoa gostaria de receber, e procure-os ao longo do ano, até encontrar o presente ideal com o preço certo!
  • Evite comprar todos os anos decoração de natal, reutilize de uns anos para os outros. Não se esqueçam as as luzes da árvore, trazem sempre luzes de substituição, e poderá substituir uma ou outra sem ter de comprar um conjunto novo.
  • Se quiser fazer um jantar de natal com amigos, faça-o e divida as coisas de forma a que cada um traga algo (vinho, sobremesa, entradas, etc.)
  • Evite usar os cartões de multibanco e deixe os cartoes de crédito em casa!!! Ao deixar o cartão de credito em casa, evita gastar o dinheiro que não tem e ficar a pagar prestações nos meses seguintes e começar o ano da pior maneira. Se usar o cartão multibanco, vai gastar, gastar... Ao contrário, se usar dinheiro vivo, vai ter mais atenção aos preços e vai ver imediatamente com quanto dinheiro irá ficar na carteira.


Presentes:


  • Por norma os meus presentes de natal são comprados ao longo do ano, mais precisamente a partir do mês de Agosto que é quando começam os saldos e começam a aparecer algumas peças relativas ao inverno. O facto de de ir comprando com antecedência, faz com que tenha tempo suficiente para pensar o que quero oferecer e esperar pela altura certa e comprar um bom presente com preços muito atractivos. Isto faz também, com que evite as lojas cheias de gente, coisas remexidas e filas intermináveis características desta época. Eu por exemplo consegui comprar perfumes de marca a 15€ para oferecer no natal, brinquedos com 100% e 110% de desconto e outras coisas com 50%.
  • Não compre papel de embrulho! Antigamente, os supermercados dispunham de funcionários para embrulhar os presentes, actualmente, têm mesas preparadas com vários tipos de papel de embrulho, e fitas para laços, em que os clientes, podem embrulhar lá ou trazer o papel para casa e embrulhar. Aproveito sempre para trazer mais um pouco e embrulhar outros presentes que não foram lá comprados, mas isto claro se o papel não tiver escrito o nome da loja.
  • Se tem hábito de fazer compras on-line, fique atento às promoções que essas lojas costumam ter, para além de conseguir ótimos preços, ainda poderá conseguir os portes gratuitos.
  • Se tem jeito para a cozinha, faça compotas/doces, aproveite os copos de vidro dos iogurtes ou embalagens de vidro de outros alimentos (azeitonas, pickles, mostarda), retire as etiquetas e decore as tampas com tecidos de blusas que já não usa. Poderá confeccionar também cup-cakes e apenas comprar uma caixinha especial. Ofereça estes docinhos a pessoas de quem tem um carinho especial.
  • Se tem jeitinho para trabalhos manuais, pode fazer inúmeras coisas, imans, velas, molduras, porta chaves, porta-documentos, sabonetes, colares, pregadeiras, etc. Para quem tem jeito, as escolhas são inúmeras. 
  • Se por outro lado, aquilo para quem tem jeito é para malhas, faça cachecóis, gorros, fitas, etc.
  • Se quer oferecer presentes aos seus colegas de trabalho, faça-o em conjunto. Combine com os restantes colegas e ofereçam algo melhorzinho, mas que ficará mais barato porque será a dividir por todos. De certeza, que os vossos colegas, vão ficar radiantes, com algum pequeno electrodoméstico, um relógio, etc.
Ceia:

  • Se a sua ceia é composta por bacalhau, não deixe até à ultima semana para comprar.
    Nas semanas anteriores, os supermercados costumam ter até 50% desconto no bacalhau, compre, demolhe e congele. Depois é só descongelar e confeccionar. fica muito mais barato e não perde qualidade.
  • Em vez, de ir à pastelaria e comprar os doces já feitos, faça-os você mesmo, ou divida as tarefas, pela família, uns fazem a sobremesa, outros os doces da época (sonhos, rabanadas, azevias, etc.)
O mais importante nesta época, é estarmos próximos daqueles que nos são especiais, se podermos oferecer um presente, ótimo, senão, há outras formas de fazermos as pessoas felizes. Sejam criativos!!!
Evitem, compras por impulso, façam compras inteligentes ao longo do ano, verão que no mês de Dezembro, já têm quase tudo comprado e poderão utilizar o subsidio de natal (caso recebam) para outras despesas do ano que vem. Guardem esse dinheiro para pagar despesas a que não podem fugir (IMI, seguros, inspeções do carro, etc.) ou aproveitem para dar um passeio, uma escapadela romântica, ou até mesmo amortizar a prestação da casa. É muito importante todos os anos, amortizar os créditos, verão que com a continuação, irão poupar muito dinheiro em juros!
Aproveite ainda, já que vai comprar presentes, comprar algo com etiqueta Made in Portugal ou em festas e romarias locais, onde sabe que os produtos são feitos por artesãos, ou empresas portuguesas, assim estará também a contribuir para a economia local e do país .

E são estas as minhas dicas para poupar este natal. Revêem-se em algumas? Têm sugestões?

Feliz Natal!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.