x

sábado, 11 de janeiro de 2014

Aproveitar tomate

De vez em quando oferecem-nos tomates, como esquisita que sou, não gosto de tomate, e o meu marido também não faz questão de o comer, e comprar para estragar também não vale a pena.
Então o que fazer quando tenho tomates em casa?
Normalmente aproveito o tomate de 2 maneiras,  ou faço compota de tomate,  ou faço polpa de tomate caseira, e é sobre isso que vos venho falar hoje!
Apesar da polpa de tomate não ser muito cara, com as garrafas de vidro,  quando dava por ela, já estava aberta a algum tempo e estragava-se.
Depois optei pelos pacotes mais pequenos de polpa, mas ficava mais caro, e depois tive esta ideia iluminada e decidi fazer a minha própria polpa de tomate,  assim fica com o sabor que eu gosto, é mais saudável porque sei o que leva e poupo dinheiro.

Ingredientes polpa tomate:

Tomates
Cebola grande
Azeite
Sal
3 ou 4 dentes de alho
Manjericão
Louro
Alho em pó
Pimenta branca

Preparação:

Começo por tirar a rama e a pele do tomate, e corto aos pedaços colocando numa panela.
Pico 1 cebola grande e os dentes de alho e junto ao tomate.
Rego com azeite,  adiciono o sal, alho em pó e pimenta a gosto, 3 ou 4 folhas de louro e algumas folhas de manjericão, eu coloco bastante porque gosto muito do sabor.
Levo o tacho ao fogão em lume brando e fecho a panela.   Não adicione água,  porque o tomate liberta muita água.
Ao fim de uns 15 minutos o tomate já se começa a desfazer, adicione os oregãos, vá mexendo de vez em quando e volte a fechar a panela, mantendo o lume baixo.
Deixe cozinhar durante cerca de 1 hora para apurar os sabores. Prove e rectifique os temperos,  de forma a que fique ao seu gosto.
Quando achar que está ao seu gosto, utilize a varinha mágica e passe o preparado.  Não se esqueça de retirar o louro. Eu usei o liquidificador,  por uma questão de gosto pessoal.
Deixe arrefecer.
Após a polpa estar fria, tem duas opções,  ou deita o preparado para sacos de gelo ou utiliza covetes de gelo e congela.
Se usar as covetes, após estar congelado,  deite os cubinhos num saco, feche e volte a congelar.  Faço isto por uma questão de manter o sabor e não correr o risco de misturar cheiros e sabores.
Depois sempre que precisar de polpa de tomate,  basta retirar 2 ou 3 cubinhos e adicionar à sua receita.

A minha polpa de tomate ficou com uma cor amarelo/verde devido ao manjericão, retirei as folhas de louro mas deixei ficar o manjericão.












Uma dica, quando descasco legumes,  costumo fazê-lo para dentro de um saco. No fim, o saco vai para o lixo e a bancada continua limpinha e sem restos de comida.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.